Projeto A Sala

Críticas

Filmes de 2024 que podem ter escapado do seu radar

Por Larissa Blanco @filme.da.semana

1000109322

Um novo ano se inicia, com lançamentos no cinema de filmes que, bom, não necessariamente são de 2025. A distribuição de filmes no Brasil é um tópico à parte e não é exatamente o que eu quero falar hoje aqui, mas não é incomum algumas obras demoram um pouco para chegarem aqui. 

No texto de hoje quero dar diquinhas para vocês, de três filmes que foram lançados nos cinemas brasileiros no ano de 2024, ainda que em circuitos limitados, e por isso podem ter passado despercebidos. Mas se vocês forem procurar mais sobre eles vão ver que são filmes de 2023, por isso dei aquela introdução ali em cima.

Eu queria uma desculpa para falar de três filmes aleatórios e achei que esse tema faria sentido. Mas vamos lá.

1000109324

O sabor da vida

(La passion de Dodin Bouffant, dirigido por Tran Anh Hùng)

Disponível no Prime Video

Esse filme ficou meio famoso em algumas bolhas cinéfilas por ter sido a escolha da França para o Oscar 2023 ao invés de “Anatomia de uma queda”. E eu acho que isso não ajuda na popularidade dele. Mas eu adorei esse filme, ele é ótimo para quem, como eu, adora ver vídeo de gente cozinhando. Metade dele é isso, um grande ASMR de uma cozinha vintage, um pornô de comidas sendo preparadas, algo que algumas pessoas podem achar meio chato, mas que pra mim é o diferencial do filme. A outra metade envolve um romance entre os dois protagonistas numa fase tardia da vida. Ele é um chefe de cozinha renomado, convidado a cozinhar para o rei. Ela é seu braço direito, quem põe a mão na massa para tornar os pratos realidade. Eu achava que essa história ia por caminhos diferentes, mas gostei bem mais do que ele de fato é. E não assistam de barriga vazia.

1000109325

Meu amigo robô

(Robot dreams, dirigido por  Pablo Berger)

Disponível na Mubi

“Robô selvagem” não foi o único filme emocionante com protagonista metálico que me fez chorar em 2024, e acho esse fato curiosíssimo. “Meu amigo robô”, uma animação espanhola que se passa na Nova York dos anos 80, com um traço todo vintage, e sem nenhuma linha de diálogo é daqueles filmes que fazem você perceber que a arte transcende a barreira de qualquer idioma. A história, povoada de animais antropomorfizados, acompanha um cachorro solitário que compra um robô companheiro. O filme passa longe de comentários sobre assistentes inteligentes ou da nossa dependência da tecnologia, esse não é o ponto aqui. O que importa é a amizade que surge entre o cão e o robô e o que acontece quando são bruscamente separados. Uma análise sincera e profunda de como nossos relacionamentos nos moldam e de como a vida nos transforma. 

1000109323

A natureza do amor

(Simple comme Sylvain, dirigido por Monia Chokri)

Disponível na Reserva Imovision

Esse filme toca num ponto que eu, particularmente, não gosto muito, que é a infidelidade. Mas mais do que colocar o ponto de vista na protagonista pra gente sentir o que ela sente e não se sentir culpado por torcer pelo adultério, eu gosto de como o filme discute o que é amor, e porque esse sentimento é importante pra gente. E o romance é bem bom também, uma coisa dos opostos se atraem, gostei bastante.

Espero que vocês gostem de pelo menos um desses filmes 🙂 

Leia Também

Final Girls

Final Girls

Críticas Final Girls Por Danielle Delaneli As “Final Girls” são...

Leia mais

O Projeto A Sala afirma que todos os textos do site são de responsabilidade do próprio autor.