Projeto A Sala

Críticas

Filmes esquecidos do oscar

Por Larissa Blanco

filmes esquecidos pelo oscar

Semana passada saiu a lista com as indicações do Oscar 2025, aquela que é considerada a maior festa do cinema, apesar do foco apenas em produções norte-americanas. E esse é mais um momento de uma tumultuada temporada de premiações, que pode ser mais lembrada no futuro por seus eventos caóticos do que pelo vencedor em si, que é desconhecido, não existem grandes favoritos por enquanto. Se não fosse o destaque de “Ainda estou aqui” essa temporada seria terrivelmente chata, e tenho pena dos gringos que não conhecem essa emoção de tamanha alegria coletiva. 

Mas sempre que sai a lista de indicados a algum prêmio, cada um faz sua própria lista de filmes injustiçados.

E aqui quero falar de alguns filmes que poderiam estar indicados, não foram, mas não é por isso que não merecem sua atenção. Afinal não é porque estamos participando agora que vamos esquecer que o Oscar é, antes de tudo, um concurso de popularidade.

Look Back

Look Back

Dirigido por Kiyotaka Oshiyama

Essa animação japonesa chegou discretamente no catálogo do Prime Vídeo no ano passado e conquistou todos que assistiram. Baseado num manga de mesmo nome e com caráter semi auto biográfico, o filme acompanha uma garota que gosta muito de desenhar e sonha se tornar uma mangaká. O caminho dela se cruza com uma outra jovem talentosa, mas muito reclusa, e elas iniciam uma amizade que durará anos. Como alguém que já sonhou trabalhar com arte e sabe como essa carreira é 80% esforço e 20% talento, gosto como o filme não romantiza essa vida. São muitos sentimentos evocados na sua duração singela, com menos de uma hora de duração.

Como fazer milhões antes que vovó morra

Como fazer milhões antes que vovó morra

Dirigido por Pat Boonnitipat

Filme selecionado pela Tailândia para a categoria de filme internacional, entrou na shortist mas acabou ficando de fora das indicações. É uma obra belíssima, que se usa muito do melodrama mas sem ser clichê ou ter os dramas óbvios de um embate geracional. M é um jovem adulto que vive com sua mãe e de vez em quando vê sua vó idosa. Quando ela recebe um diagnóstico não muito bom, o rapaz começa a se aproximar dela, inicialmente por um pedido da mãe, depois por uma ambição de herdar alguma coisa, e finalmente por vontade própria por causa da conexão criada. É um filme onde os pequenos momentos brilham, e tornam tudo especial. Com certeza vai arrancar algumas lágrimas. Ele teve um lançamento no cinema no ano passado e por enquanto está naquele limbo de não estar em nenhum lugar além das tumultuadas águas da internet.

Rivais

rivais filmes esquecidos pelo oscar

Dirigido por Luca Guadagnino

A academia odeia o diretor italiano, ele lançou dois filmes no ano passado e nenhum entrou na lista de indicados. Como não assisti “Queer” ainda, vou focar em “Rivais” que é um dos meus filmes favoritos do ano passado. É um filme de uma maturidade e uma complexidade emocional que eu sentia falta no cinema “comercial” norte americano. Falar que é um filme de triângulo amoroso é simplificar demais, mas também é um bom jeito de vendê-lo. Uma ex jogadora de tênis é a treinadora de seu marido, também jogador, que já teve uma carreira brilhante, mas anda em declínio. Para tentar anima-lo, ela o inscreve num torneio pequeno, onde eles encontram seu maior rival e antigo melhor amigo. Uma salada de relacionamentos, parece complicado mas não é. Rivais tem a melhor edição de um filme que vi em 2024, sua linha do tempo vai e volta, ele é montado como se estivéssemos assistindo uma partida de tênis. E a trilha sonora também é uma das melhores, o esnobe que mais doeu nesse ano. O filme está disponível no Prime video.

Leia Também

Final Girls

Final Girls

Críticas Final Girls Por Danielle Delaneli As “Final Girls” são...

Leia mais

O Projeto A Sala afirma que todos os textos do site são de responsabilidade do próprio autor.