Já se recuperaram da ressaca do natal? E não me refiro só a ressaca do álcool, mas dos excessos, de comida, de socialização, de passar nervoso com todos os lugares lotados, etc. Bom, espero que estejam todos bem.
Cada um passa essa época de fim de ano um jeito, mas acho que independente de onde você está, ou com quem, a vontade de ver um filme gostosinho é uma constante. Então essa semana trouxe uma lista de recomendações de filmes mais ou menos festivos, com classificação indicativa baixa, para ver em família, ou sozinho também.
Agora seremos felizes
(Meet me in st. Louis, 1944)
O clássico com Judy Garland acompanha uma família em 1904 com a Feira Mundial de st Louis como plano de fundo. Ele é um pouco de tudo, drama de amadurecimento, drama familiar, romance, musical….e sua história pode parecer sem graça contando aqui, mas é um espetáculo em Technicolor e tem sua catarse emocional durante o natal. Um clássico que sobrevive ao tempo por focar nos laços entre seus personagens e no carisma da Judy Garland.
Adoráveis mulheres
(Little women)
Esse aqui é um curinga, porque temos diversas adaptações do livro de Louise May Alcott. A mais recente é a minha favorita, de 2019 dirigida pela Greta Gerwig, mas também gosto muito da de 1994 da Gillian Armstrong. Independente da versão escolhida, você irá acompanhar a vida de quatro irmãs ao longo de seus anos de formação, suas alegrias e tristezas, expectativas e ambições. É outro clássico que permanece relevante mesmo depois de todos esses anos por focar nos relacionamentos dos personagens, e até mesmo nas suas imperfeições.
Os rejeitados
(The holdovers, 2023)
Um filme um pouco mais atual, lançamento do ano passado. Os rejeitados exala nostalgia, na maneira como é filmado e na sua ambientação durante os anos 70. Um laço improvável surge entre um aluno rebelde de um internato, uma cozinheira enlutada e um professor teimoso. Ele tem uma dose certa de beleza e melancolia, ótimo pra quem quer um filme festivo mas diferente dos clichês que permeiam a data.
Boas festas a todos e que 2025 seja um ano repleto de bons filmes!