Projeto A Sala

Críticas

Os Simpsons T01E01: O Prêmio de Natal

Por Ricardo Rodrigues

Os Simpsons: O Prêmio de Natal

Primeiro episódio de natal de uma das famílias mais amadas da animação.

COM SPOILER!!

Esse é primeiro texto que escrevo sendo redator do projeto a sala! Uma honra fazer parte dessa equipe maravilhosa! Feliz natal para todos, e boas festas 2025 vem mais coisas por aí!

Esse episódio foi realizado em 1989, se chama “o prêmio de natal”. Na verdade, esse episódio é bem diferente de todos da série, principalmente pela construção em si. A começar pelos traços desenhados que são um pouco rudimentares, não refinados – o homer por exemplo, tem uma feição mais bruta.

Nesse episódio acompanhamos Marge e Homer ao show de fim de ano da escola de Springfield, que chegam atrasados para iniciar. Na apresentação, as crianças estão contando curiosidades do natal ao redor do mundo, tem um coral que Bart participa contando “jingle bells” errado.

A apresentação demora e homer fica entediado… Um corte seco, e somos apresentados pela primeira vez na casa dos Simpsons, onde encontramos Marge escrevendo cartas para família distante ao mesmo tempo que Homer tenta organizar decorações natalinas. Lisa e Bart escrevem cartas para papai Noel, Bart quer uma tatuagem e Lisa um pônei… A família nega totalmente o pedido de Bart, o de Lisa também. Ao final do dia, Homer consegue deixar a iluminação de natal pronta, mas fica ruim (poucas luzes funcionais, e sem decoração). Flanders mostra a iluminação da casa, e deixa Homer intrigado e as crianças admiradas… No dia seguinte durante o café da manhã, Marge propõe fazer as compras de natal com as crianças e pega o jarro de dinheiro da família, que estava cheio. Bart fica admirando tatuagens e decide fazer uma em homenagem a Marge. Enquanto Marge está com Lisa, Bart aproveita e faz uma tatuagem “old school” escrito mãe. Homer ainda está trabalhando na usina nuclear e o Mrs Bruns anuncia que não haverá bônus de natal (homer fica preocupado pois tem que comprar presente para toda a família). Marge encontra Bart antes da tatuagem terminar, tira do estúdio e o leva para uma clínica de dermatologia, para remover a tatuagem. O médico avisa que dá para remover, mas será caro – Marge usa todo o dinheiro do jarro, contando que Homer receberá o bônus de natal (ela ainda não sabe que Homer não receberá).

Homer chega em casa e encontra Bart com faixa no braço, Lisa conta o que ocorreu e fala também que o dinheiro inteiro foi gasto na remoção da tatuagem de Bart. Homer fica surtado, e anuncia que não haverá presente para ninguém (escondendo que não recebeu o bônus de natal, alegando que será o melhor natal da família). Detalhe: tudo isso acontece em menos de dez minutos de episódio. 

Homer fica aflito e Marge o questiona, mas novamente Homer tenta esconder a situação, falando que ele próprio fará as compras de natal.

Ao fazer as compras, Homer compra coisas desnecessárias como meia calça, brinquedo para animais e esbarra com Flanders ao sair da loja – nesse momento ocorre uma troca de caixas, mas Homer pega todos os itens que comprou. 

Chateado, Homer vai até o bar do moe e decide pegar um emprego extra como papai Noel, sendo treinado inclusive em uma sala de aula para agir fielmente como papai Noel (vai trabalhar no dia 24 e 25 de natal). 

Homer chega tarde em casa, encontra Selma e Velma e fica nervoso, pegando o carro e dirigindo na floresta para roubar um pinheiro de natal. Um corte seco novamente, e observamos Homer trabalhando como papai Noel ao mesmo tempo que Bart e os amigos ficam no shopping (Bart não percebe que é Homer, mas durante uma “brincadeira” ele percebe que é Homer). No final do expediente, Homer recebe o pagamento de 13 dólares apenas, Barney convida Homer para apostar em corridas de cachorro, Bart afirma que essa pode ser a chance de acontecer um “milagre de natal”, incentivando o pai ma aposta. Homer contraria o conselho de Barney, e aposta todo o dinheiro em um cachorro chamado “ajudante de papai Noel”.

Enquanto isso, na casa de Marge encontramos a família toda reunida (exceto Bart e Homer). Ocorre uma discussão entre Selma e Lisa, que defende o pai enquanto Selma o ofende… Homer está na corrida e percebe que perdeu a aposta quando o ajudante de papai Noel perde. Barney sai de carro acompanhado de uma mulher (deixando claro ao espectador que ele ganhou a oposta) e ainda zomba de Homer no final.

O criador do ajudante de papai Noel fica furioso ao ver que o animal perdeu a corrida e o abandona na rua, que corre em direção a Homer se jogando no colo dele.

Bart pergunta se pode ficar com o ajudante, Homer hesita mas acaba aceitando a proposta. Homer chega em casa, e informa que não recebeu o bônus de natal, Bart interrompe Homer mostrando o ajudante de papai Noel. A família toda fica feliz com o presente, e tira uma foto de natal. 

Apesar da premissa relativamente simples, esse episódio é ótimo para assistir ao natal pois nos mostra a união, esforços, empatia e mesmo quando as coisas dão errado, temos sempre uma lição para aprender. As melhores coisas acontecem quando não estamos esperando, e se estivermos com pessoas que amamos, cada momento torna-se especial. É o primeiro episódio dos Simpsons, além de ser uma ótima maneira de nós introduzir a série (que continua ao ar até hoje!) principalmente pela construção dos personagens: Lisa sempre “certinha” e inteligente, Bart ao mesmo tempo que é rebelde, também ama a sua família. Marge sempre pensa nos filhos e está ao lado de Homer mesmo quando as coisas não estão bem. Uma das famílias mais queridas da ficção, nos deseja feliz natal com esse episódio que de fato, vale a pena você assistir (está disponível no Disney+).

Leia Também

Final Girls

Final Girls

Críticas Final Girls Por Danielle Delaneli As “Final Girls” são...

Leia mais

O Projeto A Sala afirma que todos os textos do site são de responsabilidade do próprio autor.