Críticas Hora da Estrela (1985) Por Ricardo Rodrigues Se você...
Leia maisFalta menos de um mês para a cerimônia do Oscar, prêmio esse que é amado e odiado em igual maneira pela comunidade cinéfila. Eu gosto de acompanhar porque acho legal, imagino que seja uma sensação semelhante à de quem acompanha esportes, e diz que “o time não tem mais jeito, todos estão vendidos”, mas acompanha mesmo assim e se diverte quando acerta uma previsão imprevisível. Cada um tem seus hobbies, não é mesmo?
Essa temporada tem todo um gostinho especial com “Ainda estou aqui” indicado a três categorias, e com chances reais de levar duas delas. E também está cheia de barraco e confusão, que não é algo inédito, sempre tem algum exagero, mas nunca vi nada no nível do que está acontecendo esse ano. Mas esse não é o assunto agora. Vim trazer para vocês um guia de como e onde assistir os filmes que estão indicados, para facilitar a maratona de vocês.
Netflix
Pode ser o maior dos streamings do momento, e alguns filmes já estão por lá:
Wallace e Gromit: Avengança – indicado a animação
Batalhão 6888 – indicado a canção original (fiquem de olho porque pode ser o vencedor da categoria!!)
The only girl in the orchestra – indicado a documentário de curta metragem
Uma observação: A Netflix é citada na campanha de Emilia Perez porque é a distribuidora do filme nos EUA. Aqui no Brasil ele tem outra distribuidora, por isso tem um calendário diferente.
Prime Video
O streaming é o local para encontrar filmes que estão em aluguel digital. Agora, no catálogo regular, o único filme do Oscar ainda irá chegar, no dia 27 de fevereiro é Nickel Boys, indicado a melhor filme.
Max
O streaming do grupo Warner é a casa de Duna parte 2, indicado a melhor filme e algumas (poucas) coisas mais.
Disney+
Como sempre, a Disney emplaca um indicado a melhor animação, e Divertidamente 2 pode ser assistido na plataforma.Lá também estão dois filmes indicados na categoria de efeitos especiais: Alien Romulus e Planeta dos macacos: o reinado, além do documentário do Elton John (Never too late) que tem uma canção original indicada e Sugarcane, indicado em documentário.
Mubi
O streaming queridinho dos cinéfilos tem dois filmes indicados esse ano:
A substância, indicado a melhor filme, direção, roteiro original, atriz e maquiagem.
A garota da agulha, indicado a filme internacional.
Cinemas
A maioria dos indicados de maior destaque estão no cinema no momento. Acaba sendo uma estratégia das distribuidoras brasileiras lançá-los nesse momento, para aproveitar o boca a boca e o interesse que a premiação gera. Mas como cada distribuidora funciona de um jeito, nem todos os filmes chegam em todas as cidades do país. Estão em cartaz:
Ainda estou aqui, sucesso onde passa, está em cartaz desde novembro e que alegria que é ver a jornada desse filme!
Anora, indicado a melhor filme, atriz e outros prêmios. Venceu a Palma de Ouro em Cannes no ano passado.
Conclave, indicado a melhor filme, ator, e outros prêmios.
A semente do fruto sagrado, indicado a filme internacional, que poderia ter uma narrativa de vencedor se fosse um ano menos movimentado para a categoria.
Emilia Perez, o filme mais indicado deste ano e protagonista de todas as polêmicas dessa temporada.
A verdadeira dor, o filme favorito a levar ator coadjuvante.
Nosferatu, que só está indicado em categorias técnicas mas que é um filmão.
Setembro 5, que está indicado a roteiro, mas acho que todo mundo esqueceu que ele existe.
Maria, que está indicado a melhor fotografia porque todo mundo ama o trabalho do Edward Lachman.
Better man, indicado a efeitos visuais.
Sing sing, indicado a melhor ator e canção original, chega aos cinemas dia 13/02
O Brutalista, indicado a melhor filme e outros prêmios, chega aos cinemas dia 20/02
Flow, a animação da Letônia, feita todo no Blender, indicada a animação e filme internacional, chega aos cinemas dia 20/02.
Um completo desconhecido, cinebiografia do Bob Dylan, indicado a melhor filme e outros prêmios, chega ao cinema dia 27/02
Aluguel digital
O grande limbo dos filmes que acabaram de sair do cinema, além de alguns que, por diversos motivos relacionados a sua distribuição e direitos autorais, não chegaram a nenhum catálogo de streaming. Wicked é um caso de filme que saiu há pouco dos cinemas e ainda é muito cedo para estar em algum lugar sem taxa adicional, assim como Robô selvagem e Gladiador 2. Lembram da época que cogitavam que Gladiadois seria indicado a melhor filme? Bons tempos (novembro). O Aprendiz também está nessa situação, filme que surpreendeu com a indicação de melhor ator.
Eu não entrei muito em detalhes nos curtas e documentários, porque não acompanho muito essa parte. Mas é interessante notar que, dos longas de ficção, só um ainda não tem data nem distribuição confirmada no Brasil: o maravilhoso “Memoirs of a snail”, stop motion do Adam Elliot, indicado a categoria de animação. Mas se souberem procurar, dá pra achar. E aproveitem que estão nas águas da internet e procurem “Mary e Max” do mesmo diretor e aproveitem a dose dupla de melancolia australiana.
Críticas Pioneiras do Cinema: A Revolução Feminina nas Telas Por...
Leia maisCríticas Maurice’s bar (2023) Por Ricardo Rodrigues Maurice’s bar é...
Leia mais